vida

Inundações, queda de árvores, falhas nas comunicações

O mau tempo, que desde ontem vem a assolar o país, já provocou um descarrilamento na linha do Douro, inundações, quedas de árvores, falhas nas comunicações na Beira Interior e Linha do Norte, e o isolamento de duas aldeias devido à subida do Rio Sousa.

A situação mais preocupante foi a subida do nível das águas do Douro, já habitual no Inverno, que levou a Protecção Civil a montar um esquema de prevenção nas zonas ribeirinhas do Porto e Gaia. A água acabou por não subir mais do que meio metro.

Ainda assim, o Centro de Previsão de Cheias, no Porto, prevê que a situação piore pelas 9:00, altura em que se regista a preia-mar.

A cerca de 30 quilómetros do Porto, duas aldeias do concelho de Paredes estão isoladas desde o início da tarde de ontem, devido à subida das águas do Rio Sousa.

No Peso da Régua, o problema continua a residir nas águas do Douro que cobrem já a Avenida com o mesmo nome. A localidade da Barroca foi inundada ao início desta madrugada, tendo as suas quatro habitações sido evacuadas, segundo fonte dos bombeiros.

Os comerciantes desta marginal sobre o Douro já foram aconselhados pela Protecção Civil a evacuar as suas lojas, dado o perigo de infiltração das águas.

Em Chaves, o Rio Tâmega subiu três metros obrigando muitos habitantes da zona ribeirinha de Amarante abandonaram as suas casas. Em Guimarães foi fechada a ponte sobre o Rio Ave.

A ponte de Fagile, que liga Mangualde a Viseu pela Estrada nacional 116 foi fechada.

Ao início da madrugada, a barragem do Bagaúste informava a Protecção Civil de que as barragens espanholas não aguentavam mais e iam abrir as comportas.

Desta forma, prevê-se que por volta das 11:00 a situação esteja com cheia real em toda a zona comercial ribeirinha da Régua.

Além da chuva que tem caído, as barragens mais próximas da Régua, Bagaúste e Carrapatelo, continuam a debitar água em níveis próximos ou mesmo superiores ao limite considerado de cheia, que ronda os cinco mil metros cúbicos por segundo.

A zona do Tua está, também, a ser fustigada pelo mau tempo.

Linha Norte afectada

Uma avaria da sinalização está a afectar 20 quilómetros na Linha entre Aveiro e Estarreja, que já estão a condicionar a circulação dos comboios naquele troço desde as 06:00, disse Carlos Madeira, porta-voz da CP, aos microfones da TSF.

Os comboios estão com cerca de meia hora de atraso, naquele troço, porque apenas se circula numa das vias da Linha.

A CP, que ainda não sabe quando é que a situação vai ficar normalizada, já arranjou alternativas. Os suburbanos de Aveiro, que ligam Porto a Aveiro, vão fazer apenas a ligação entre a estação Porto - Sº Bento e Ovar. Os comboios regionais asseguram a ligação entre Ovar e Aveiro.