Economia

Vai haver Orçamento do Estado "sem solavancos nem crises"

João Relvas/EPA

Presidente diz não estar "preocupado com a hipótese de não haver Orçamento do Estado".

O Presidente da República mostrou-se confiante que haverá Orçamento do Estado para 2018 "sem solavancos nem crises" na política portuguesa, após ter ouvido os partidos políticos com assento parlamentar.

Questionado pelos jornalistas sobre possíveis efeitos das eleições autárquicas nas negociações do Orçamento do Estado, o chefe de Estadonão respondeu diretamente à questão, mas referiu que termina hoje, com a UGT, as audições dos partidos e dos parceiros económicos e sociais.

"Aquilo que eu retirei da audição dos partidos é que vai haver Orçamento do Estado, no prazo previsto, e não haverá, portanto, nem solavancos nem crises a propósito do Orçamento do Estado na política portuguesa", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República ressalvou que o Orçamento do Estado só deverá chegar às suas mãos em dezembro e que tem de "esperar para ver qual é o conteúdo do Orçamento antes de avançar para a sua promulgação".

Marcelo Rebelo de Sousa disse, contudo, não estar "preocupado com a hipótese de não haver Orçamento do Estado".