economia

Eixo Atlântico faz protocolo com empresas de Portugal e Espanha

A associação transfronteiriça Eixo Atlântico assinou hoje, em Gaia, um inédito protocolo com duas grandes empresas de reciclagem de Portugal e Espanha que permitirá apresentar candidaturas conjuntas a fundos comunitários e promover a educação ambiental da população.

Xoan Mao, secretário-geral desta organização, que reúne 28 municípios do Norte de Portugal e da Galiza, explica que o «protocolo permite juntar esforços para avançar com a investigação, promover a reciclagem e proteger o ambiente».

O acordo foi assinado por Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara de Gaia, que actualmente também preside ao Eixo Atlântico, e pelos directores-gerais da portuguesa Ponto Verde, Luís Martins, e da espanhola Ecoembalages, Melchior Ordonez.

Com este acordo, as duas empresas vão procurar obter soluções que permitam reduzir o impacto que os resíduos urbanos provocam no meio ambiente.

«Uma das nossas preocupações mais significativas é dar prioridade às políticas viradas para o desenvolvimento sustentável», afirmou Menezes, na intervenção que encerrou a cerimónia, realizada na Casa da Presidência do Município de Gaia.

O autarca salientou que se tem registado nos últimos anos um «salto significativo» na compreensão do que são as políticas de defesa do ambiente, que necessitam de uma ligação à economia real para terem sucesso.

«As políticas de ambiente só são possíveis se forem de desenvolvimento sustentado, o que implica o envolvimento das empresas e da sociedade», defendeu.

Nesse sentido, considerou que o acordo hoje assinado «é o sinal do envolvimento das empresas», frisando que ele permitirá «criar condições para a apresentação de candidaturas que visem um cabal aproveitamento dos fundos comunitários disponibilizados para este tipo de políticas».

Um dos objectivos é a apresentação de uma candidatura conjunta ao fundo LIFE, para o desenvolvimento do projecto de análise do ciclo de vida dos resíduos de embalagens recolhidas.

Na intervenção que proferiu na cerimónia de assinatura do protocolo com as duas empresas de reciclagem, Luís Filipe Menezes anunciou que, na próxima assembleia-geral, o Eixo Atlântico vai acolher novos membros, que não especificou, mas que incluiem os municípios do Vale do Sousa e de Trás-os-Montes.

Redação