Mundo

Espanhol Luis de Guindos substitui Vítor Constâncio no BCE

epa06502777 Spanish Minister of Economy, Luis de Guindos, announces his candidacy for the Presidency post at the European Central Bank (ECB) in Madrid, Spain, 07 February 2018. EPA/Javier Lizon Javier Lizon/EPA

A Irlanda retirou a candidatura à vice-presidência do Banco Central Europeu e será a candidatura de Espanha a vencedora.

O espanhol Luis de Guindos, irá ocupar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), depois de a Irlanda ter retirado da corrida o seu candidato, Philip Lane.

O ministro irlandês das Finanças, Paschal Donohoe, justificou a decisão pela vontade da Irlanda de que o novo vice-presidente do BCE seja escolhido com base num consenso.

"Há algumas semanas nomeei Philip Lane para o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu. Hoje, confirmo que não vamos apresentar esta candidatura na votação desta tarde", declarou o ministro irlandês, à chegada à reunião do Eurogrupo, esta segunda-feira.

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, já anunciou a escolha de De Guindos para o lugar. "Vamos tratar de substituir Vítor Constâncio na vice-presidência do BCE. Tínhamos dois candidatos. Fiquei a saber que o candidato irlandês já não estará como candidato, o que nos deixa Luis de Guindos", disse Centeno.

Luis de Guindos deverá substituir Vítor Constâncio nas funções de vice-presidente do BCE, a partir de 31 de maio. A confirmação da decisão só acontecerá em março.

Será a primeira vez que um ministro sai diretamente de um governo para entrar no Banco Central Europeu, na historia da instituição financeira.

Notícia atualizadas às 15h20, com declarações de Mário Centeno