O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, garantiu que pretende abrir novas esquadras da PSP e mais postos da GNR, além de manter as actuais estruturas.
«O programa do Governo não é de encerramento de postos e de esquadras», mas sim «de manutenção e de abertura de novos» para «reforçar o sentimento de segurança», disse Rui Pereira, aos jornalistas à margem das comemorações do 141º aniversário do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa.
Na edição de hoje, o jornal Público refere que o Ministério da Administração Interna suspendeu o encerramento de 110 postos da GNR em todo o país depois de algumas estruturas da Guarda se terem manifestado contra.
O ministro da Administração Interna afirmou também esperar que estejam concluídas em breve as negociações para regulamentar a lei orgânica e os estatutos da PSP e GNR.
Aos jornalistas disse apenas que as conversas com as estruturas que representam os profissionais das duas forças estão a decorrer.
Sobre o futuro da direcção nacional da PSP, Rui Pereira considera que esta não é a altura indicada para falar do assunto.