desporto

FC Porto aumenta vantagem para dez pontos

O FC Porto aumentou para dez pontos a sua vantagem sobre o Benfica, o segundo da Liga, após ter vencido em casa o V. Guimarães, por 2-0. Tarik e Lisandro marcaram os golos dos portistas, que aproveitaram da melhor maneira a derrota encarnada no Restelo.

O FC Porto ampliou para dez pontos a sua vantagem sobre o Benfica, o segundo classificado da Liga, depois do triunfo alcançado, este sábado, diante do V. Guimarães, por 2-0, no último jogo do ano da equipa portista no Estádio do Dragão.

A equipa de Jesualdo Ferreira entrou melhor na partida disposta a resolver rapidamente o destino do encontro e aos 12 minutos teve a sua primeira grande oportunidade quando Ricardo Quaresma falhou de forma clamorosa a um metro da baliza sem ninguém pela frente, depois de Lisandro ter ultrapassado a oposição do guardião Nilson.

Aos 25 minutos, Quaresma cruzou para Tarik com o marroquino, também em excelente posição, a não conseguir marcar, limitando-se a rematar por cima da barra da baliza do guarda-redes do V. Guimarães.

Só aos 36 minutos, quando já se sabia que o Benfica tinha perdido no Restelo, é que o V. Guimarães se tentou aproximar da baliza de Helton, primeiro por Ghilas e depois de Geromel, aos 39.

Já na segunda parte, aos 54 minutos, o Vitória dispôs de uma excelente oportunidade para desfazer a igualdade a zero, quando Alan, num cabeceamento, obrigou Helton a uma defesa magnífica.

No lance seguinte, o FC Porto inaugurou o marcador num lance em que Raul Meireles centrou da esquerda para Tarik, que desta feita não desperdiçou o facto de se encontrar isolado diante de Nilson.

Aos 73 minutos, os portistas acabaram com as dúvidas sobre quem viria a ganhar esta partida, quando Marek Cech centrou para Lisandro, que dominou com o peito, rematando em seguida, à entrada da pequena área, para o 2-0 final.

Com o balanceamento do V. Guimarães na procura de reduzir a desvantagem, o FC Porto poderia mesmo ter chegado ao 3-0, aos 83 minutos, mas Mariano Gonzalez acabou por falhar, quando poderia ter servido Adriano ou Quaresma, ambos em melhor posição.

Na resposta, Tiago Targino cabeceou à barra da baliza de Helton não conseguindo por isso, desfazer o 2-0 que se manteve até final da partida.

Com este resultado, o V. Guimarães manteve-se na terceira posição da Liga, somando, numa altura em que falta apenas uma jornada para o final da primeira volta, apenas três derrotas.

Sob a arbitragem de Olegário Benquerença, de Leiria, no Estádio do Dragão, com a assistência de 36812 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

FC Porto:

FC Porto: Helton, Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Marek Cech, Paulo Assunção, Raul Meireles (Bolatti, 68), Lucho Gonzalez (Mariano Gonzalez, 76), Tarik Sektioui (Adriano, 80), Ricardo Quaresma e Lisandro Lopez.

Suplentes: Nuno, Mariano Gonzalez, João Paulo, Bolatti, Leandro Lima, Hélder Postiga e Adriano.

V. Guimarães:

V. Guimarães: Nilson, Andrezinho, Geromel, Sereno, Desmarets, Flávio Meireles, João Alves (Carlitos, 74), Alan, Fajardo, Ghilas (Tiago Targino, 59) e Miljan Mdrakovic.

Suplentes: Nuno Santos, Radanovic, Carlitos, Tiago Targino, Moreno, Tiago e Rabiola.

Acção disciplinar: Cartão amarelo

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Ghilas (13), Ricardo Quaresma (37) e Flávio Meireles (81).