O Presidente francês Nicholas Sarkozy preveniu, este domingo, o seu homólogo russo das «graves consequências» que resultarão do incumprimento por parte de Moscovo do acordo de cessar-fogo que assinou com a Geórgia, informou a presidência francesa.
O alerta de Sarkozy a Medvedev foi feito no decorrer de uma conversa telefónica, com o chefe de Estado francês a salientar que as relações da Rússia com a União Europeia seriam afectadas, lê-se num comunicado distribuído pela presidência francesa.
Nicholas Sarkozy, que é o presidente em exercício da União Europeia, salientou a Dimitri Medvedev que «a assinatura do acordo de cessar-fogo por todas as partes deverá traduzir-se pela retirada sem demora de todas as forças militares russas que entraram na Geórgia no passado dia 07».
Em resposta, Dimitri Medvedev anunciou que «a retirada das tropas russas começará segunda-feira, a meio do dia», lê-se no comunicado.
Os dois chefes de Estado chegaram a acordo quanto ao rápido desdobramento de observadores internacionais da Organização para a Segurança e Cooperação Europeia (OSCE).
No comunicado destaca-se ainda que os dois chefes de Estado manterão contactos telefónicos diários para avaliação da execução do acordo de cessar-fogo.