Cultura

U2 destacam "Passoa" e "Saramango". Uma mensagem cheia de boas intenções... e gafes

Lisboa, 16/09/2018 - Bono Vox durante o concerto da digressão Experience + Innocence dos U2, banda irlandesa que actua hoje e amanhã em Lisboa. Esta será a sexta vez que os U2 - compostos por Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. - atuam em Portugal, onde até já foram condecorados pelo presidente da República. ( Gustavo Bom / Global Imagens ) Gustavo Bom / Global Imagens

Bono, Adam Clayton, The Edge e Larry Mullen Jr. já estiveram seis vezes em Portugal, mas ainda lhes escapam detalhes sobre os portugueses.

Os U2 deram este domingo o primeiro de dois concertos em Lisboa, com lotação esgotada no Altice Arena.

Para agradecer à cidade que os acolheu, a banda irlandesa publicou no Twitter uma mensagem que vale pelas boas intenções, se conseguirmos fechar os olhos às várias gafes:

"Abençoada Lisboa, cidade que nos deu Ronaldo, Eusebio, Fernando Passoa Antonio Guterres, Jose Saramango".

Apesar das dezenas de comentários, os nomes do poeta e do Nobel da literatura continuam errados. Além disso Cristiano Ronaldo não é um 'presente' de Lisboa, mas sim da Madeira, Eusébio nasceu em Moçambique e José Saramago em Azinhaga, no Ribatejo.

Esta segunda-feira, às 21h00, haverá novo concerto em Lisboa integrado na digressão dos U2, a "Experience + Innocence Tour", iniciada em maio nos Estados Unidos e que está atualmente na Europa.

Esta é a sexta vez que os U2 atuam em Portugal. Em 2010 deram dois concertos no Estádio Cidade de Coimbra, em 2005, 1997 e 1993 tocaram no Estádio José de Alvalade, em Lisboa, e em 1982 estiveram no festival de Vilar de Mouros.

Carolina Rico