Economia

Défice de 3% em 2017 com recapitalização da CGD

Carregado, 4/4/2017 - Notas de 50 e 5 euros para verificação por maquina. No dia em que foi lançada a nova nota de 50 euros, o Banco de Portugal (BdP) permitiu a recolha de imagens no Complexo do Carregado, o edifício de alta segurança onde se fazem notas e se guarda parte do ouro do país. (Reinaldo Rodrigues/Global Imagens) Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Dados provisórios para 2018 situam o défice em 1,9% do PIB.

O défice de 2017 foi confirmado em menos de 1% mas sem o efeito da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.

De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto nacional de Estatística (INE) na notificação à União Europeia no quadro dos Procedimentos por Défices Excessivos, o INE mostra que o défice do ano passado foi de 0,9% do PIB.

A este valor tem que ser somado o impacto dos quase 4 mil milhões de euros na recapitalização da Caixa Geral de Depósito, um cheque 'gordo' que faz disparar o défice orçamental em dois pontos percentuais, passando a ser reportado à União Europeia para um défice de 3% do PIB.

Entretanto, os dados provisórios para este ano situam o défice no primeiro semestre de 2018 em 1,9% do PIB, um valor acima da meta do Governo que é de 0,7%.