Atletismo

Korzeniowski campeão, Segura desclassificado

O atleta polaco Robert Korzeniowski venceu hoje os 20 km marcha nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, após a desclassificação do mexicano Bernardo Segura. O atleta foi penalizado por marcha irregular no final da prova.

O atleta polaco Robert Korzeniowski foi hoje declarado vencedor dos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, após a desclassificação do mexicano Bernardo Segura.

Segundo o Comité Olímpico Internacional (COI), Segura terá marchado de forma irregular na parte final da prova, facto que concedeu a Korzeniowski, de 32 anos, a medalha de ouro, apesar de ter cortado a linha da meta um segundo depois do mexicano.

Com a desclassificação de Bernardo Segura, o também mexicano Noe Hernandez passou do terceiro para o segundo lugar, enquanto a medalha de bronze foi atribuída ao russo Vladimir Andreiev.

Segura foi notificado da desclassificação pelo juiz da prova precisamente quando estava a ser felicitado, por telefone, pelo Presidente da República do México, Ernesto Zedillo.

A alegria de Segura cedo se tornou em consternação, uma vez que o atleta mexicano tinha ganho uma «batalha» com o polaco Robert Korzeniowski, ao passar a linha da meta após 1:18.47 horas de prova, batendo a anterior melhor marca olímpica de 1:19.57, estabelecida pela checo Jozef Pribilinec, em Seul'88.

O marchador mexicano recebeu os três avisos nos últimos 20 minutos da prova, segundo o porta-voz dos juizes, Brian Roe, que explicou que quando o atleta recebeu o terceiro aviso (o qual leva à desclassificação) pouco antes de entrar no estádio, o juiz principal já havia abandonado o circuito para dirigir-se ao recinto.

O juiz principal não se inteirou do terceiro aviso porque, de acordo com Roe, estava a caminho do estádio, onde deve estar quando conclui a prova.