Judo

Nuno Delgado conquista medalha de bronze

Portugal conquistou hoje a primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Sydney. O judoca português Nuno Delgado venceu o uruguaio Álvaro Paseyro no combate de atribuição de uma das duas medalhas de bronze, na categoria de menos 81Kg.

No combate de atribuição de uma das duas medalhas de bronze, na categoria de menos 81Kg, Nuno Delgado garantiu hoje a primeira medalha de Portugal nos Jogos Olímpicos de Sydney. O atleta português venceu o uruguaio Álvaro Paseyro por ippon.

Delgado começou muito forte o combate e alcançou logo no início uma vantagem mínima (koka). Apesar do cansaço motivado pelos seis combates já realizados, o português defendeu-se sempre muito bem e a meio do confronto conseguiu imobilizar o adversário.

Para chegar ao pódio, Nuno Delgado, que participou pela primeira vez nuns Jogos, teve de disputar seis combates, sendo impedido de lutar pelo título olímpico ao ser derrotado nas meias-finais pelo sul-coreano In-Chui-Soi, por waza-ari (meio ponto.).

No acesso à meia-final, Delgado bateu o iraniano Kazem Sarikhani, por ippon - uma imobilização por chave de braços a meio minuto do fim.

Para trás tinha já três combates. Começou com o monegasco Thierry Vatrican, que derrotou com um rápido ippon (um uchi-mata, a grande especialidade de Delgado) em apenas 30 segundos. Seguiu-se o italiano Francesco Lepre - o mais renhido dos combates, que precisou de decisão do júri - e ainda com o australiano Daniel Kelly, também derrotado por ippon.

O judoca português Nuno Delgado foi relegado para os combates de atribuição da medalha de bronze do escalão de menos 81 kg, ao perder nas meias-finais com o sul-coreano In-Chui-Soi, que foi medalha de bronze no Mundial de Birmingham, em 1999, e nos Jogos Olímpicos de Atlanta, 1996.

O judoca do Sport Algés e Dafundo bateu-se muito bem durante todo o combate, mas no final o vencedor acabou por ser o sul coreano, graças a uma pequena vantagem adquirida logo nos primeiros minutos.

A medalha de bronze conquistada hoje por Nuno Delgado é a 16ª conquistada por desportistas portugueses em Jogos Olímpicos.

Nome: Nuno Miguel Delgado

Data de nascimento: 27/08/76 (24 anos)

Naturalidade: Lisboa

Altura: 1,80 m

Peso: 81

Clube: Sport Algés e Dafundo

Treinador: Rui Domingues e José Branco.

Profissão: professor de Educação Física.

Estado civil: solteiro.

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 (-81 kg), onde fez a sua estreia olímpica.

5º lugar no campeonato da Europa 2000.

1º lugar no campeonato da Europa 1999.

5º no Campeonato da Europa de Juniores de 1996.