Alemanha

Gigantes dos media unem-se para criar maior grupo TV alemão

Os gigantes alemães de comunicação, Axel Springer Verlag AG e KirchMedia KgaG vão aliar-se na área da televisão, para criar o maior grupo de televisão alemão.

Os gigantes alemães de comunicação, Axel Springer Verlag AG e KirchMedia KgaG vão aliar os seus interesses na área da televisão, para criar o maior grupo de televisão alemão.

A nova empresa, que se deverá chamar ProSiebenSAT.1 Media, será cotada na Bolsa de Frankfurt. Inclui vários canais populares alemães, como o ProSieben, Kabel 1 ou o SAT.1.

Os accionistas da ProSieben Media, principalmente o grupo Kirch, controlarão 72% da nova companhia, com os accionistas da SAT.1 a deter o restante.

A ProSiebenSAT.1 deverá apresentar receitas anuais de 2 mil milhões de euros e resultados antes de impostos (RAI) de 200 milhões de euros. A companhia será uma forte rival de outro importante operador televisivo, a CLT-Ufa. Esta empresa, sediada no Luxemburgo, opera vários canais comerciais, como o RTL.

Axel Spranger é o segunda maior empresa de imprensa e edição de livros, onde se incluem os conhecidos «Bild» e «Die Welt». O grupo Kirch, detém 40,5% da Axel Springer, e pertence ao mongol Leo Kirch.