«Jovens Criadores 2000»

Teresa Bairos e Valério Romão premiados

Teresa Aica Bairos e Valério Romão serão os dois representantes portugueses na próxima Bienal de Jovens Autores da Europa e do Mediterrâneo. O encontro decorrerá em Sarajevo.

Teresa Aica Bairos e Valério Romão serão os dois representantes portugueses na próxima Bienal de Jovens Autores da Europa e do Mediterrâneo, a decorrer em Sarajevo, a capital da Bósnia-Herzegovina, foi hoje anunciado, no Porto.

Os dois jovens autores foram seleccionados entre os oito incluídos na colectânea «Blémias, Ciápodes e Licornes», hoje apresentada no Porto, no âmbito da Mostra de Jovens Criadores, organizada anualmente pelo Clube Português de Artes e Ideias.

Nesta mostra, correspondente ao ano 2000, participaram 120 obras, das quais o júri, formado por António Cabrita, Gustavo Rubim e Miguel Viterbo, seleccionou oito vencedores na área da literatura, incluídos na colectânea hoje apresentada.

Fonte da organização destacou o facto de, pela primeira vez desde a criação da Mostra de Jovens Criadores, em 1987, a edição da colectânea dos vencedores do concurso ter o apoio duma editora, neste caso a Imanedições, que se estreia com este livro.

A colectânea inclui um conjunto de poemas de Teresa Aica Bairos, sob o título genérico «Luva Descalça» e o conto «Facas na Solidão», de Valério Romão.

Os outros vencedores do concurso Jovens Criadores 2000 incluídos nesta edição são José Luís Peixoto, José Mário Silva, Luís Pedro Almeida, Manuel Abrantes, Ondjaki (Ndalu de Almeida) e Rui Matoso.

O concurso destina-se a jovens portugueses que pretendem seguir projectos e carreiras no domínio artístico, envolvendo as áreas de arquitectura, artes plásticas, banda desenhada e ilustração, ciber-arte dança, design de equipamento, design gráfico, fotografia, joalharia, literatura, moda, música e vídeo.

A mostra, que tem o seu ponto central no Mercado Ferreira Borges - onde decorre simultaneamente a II Bienal de Jovens Criadores da CPLP - decorre em 10 espaços do Porto, entre os quais o Palácio da Bolsa, o Café Majestic, onde ao fim da tarde de hoje foi apresentada esta colectânea, o Coliseu do Porto e o Teatro Helena Sá e Costa.

A FNAC de Santa Catarina, a discoteca Via Rápida, o Teatro Rivoli e as galerias «Por Amor à Arte» e «Quarto da Maria» são os outros locais que acolhem eventos programados no âmbito desta iniciativa.

  COMENTÁRIOS