Empresas

Grupo Industrial Alemão adquire 20% da Lisnave

O Grupo Industrial Alemão (GIG) aquiriu 20 por cento da Lisnave por um milhão de euros ao accionista maioritário Navivessel. A Lisnave deverá, assim, aumentar a sua facturação em 2002.

O presidente da Lisnave, José Rodrigues, anunciou esta quarta-feira que o GIG (constituído pela HDW, Ferrostall e MPC) comprou 20 por cento da Lisnave à Navivessel.

Esta posição, e cujo negócio está avaliado em um milhão de euros, deverá ser reforçada num futuro próximo, dependendo da evolução das negociações e das respectivas aprovações da União Europeia.

«Temos actualmente 20 por cento da Lisnave e gostaríamos de atingir a maioria do capital, mas isso dependerá muito da forma como evoluir o negócio», disse o presidente da Howaldstwerke Deutsche Werf (HDW), Klaudes Leder, em conferência de imprensa.

Acrescentou ainda que a forma como o GIG aumentará a sua posição não está definida, dependendo do momento em que se decidir avançar.

Com a entrada deste parceiro alemão, a Lisnave estima aumentar a sua facturação este ano, assim como os resultados líquidos.

«A nossa previsão, em termos de orçamento, aponta para lucros líquidos de dois milhões de euros em 2002 e vendas de 120 milhões de euros, sem se considerar o crescimento do negócio com a parceria feita agora com o GIG», sublinhou o presidente da Lisnave.

Questionado sobre um eventual aumento de capital, actualmente em cinco milhões de euros, José Rodrigues limitou-se a responder que a Lisnave ainda não vai necessitar de o fazer.

A Lisnave terminou 2001 com vendas de 110 milhões de euros e lucros de 500 mil euros, o que aconteceu pela primeira vez desde 1998.