Comboios

Última locomotiva a vapor circulou há 25 anos

Simbolizando o fim de um reinado de 121 anos de vapor em Portugal, a linha do Minho recebeu, há 25 anos, a última locomotiva a vapor. Para não esquecer a tradição a CP, em associação com a SPIDOURO, permite agora reviver as emoções do passado, recriando o ambiente dos comboios do início do século XX.

A última locomotiva a vapor de transporte de passageiros circulou há 25 anos entre as estações do Porto e Nine, na linha do Minho, simbolizando o fim de um reinado de 121 anos de vapor em Portugal.

De fabrico alemão e datada de 1924, a locomotiva que protagonizou esta viagem foi entregue a Portugal como pagamento das reparações de guerra da Alemanha e voltou às luzes da ribalta recentemente ao integrar os percursos de comboios históricos que a CP promove nas linhas do Douro e do Corgo.

Entre Março e Outubro os mais saudosistas ou interessados nas questões históricas podem reviver as emoções do vapor na região do Douro, entre a Régua e o Tua ou entre a Régua e Vila Real.

A CP, em associação com a SPIDOURO-Sociedade de Promoção de Empresas e Investimentos do Douro e Trás-os-Montes, disponibiliza duas locomotivas a vapor e outras duas a diesel e cinco carruagens históricas recuperadas que recriam o ambiente dos comboios do início do século XX.