Judo

Benfica reforça aposta olímpica com Telma Monteiro

A judoca portuguesa Telma Monteiro, bicampeã europeia da categoria de -52 kg, foi hoje apresentada como nova atleta do Benfica, numa aposta do clube em reforçar a sua presença em Jogos Olímpicos.

Na cerimónia de apresentação da atleta, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que a integração da judoca surge no seguimento da estratégia dos «encarnados» na componente olímpica, passando o clube a contar com três atletas olímpicos: Telma Monteiro (judo), Vanessa Fernandes (triatlo) e Nélson Évora (triplo salto).

«Isto demonstra a nossa aposta cada vez maior no desporto e que queremos estender a outras modalidades. Além da componente olímpica, queremos trabalhar mais a formação», acrescentou o líder benfiquista.

Por seu turno, a judoca, que tem contrato com o Benfica até 2010, revelou que hoje foi um dia marcante na sua carreira, tendo agradecido ao Construções Norte/Sul, clube que assinará brevemente um protocolo com o Benfica, o trabalho que teve na sua formação.

«É um grande orgulho e espero retribuir com vitórias, já começando nos próximos Mundiais em Setembro», afirmou Telma Monteiro, acrescentando que tem agora pela frente muito trabalho para ganhar o seu lugar nos próximos Jogos Olímpicos, a realizar em Pequim em 2008.

Para explicar a estratégia recente do Benfica, Fernando Tavares, vice-presidente para as modalidades, referiu que «é política do Benfica em ter bandeiras do desporto nacional nas suas fileiras», considerando Telma Monteiro a principal referência do judo de Alta Competição.

«Já tínhamos estudado a possibilidade de entrar no judo, pelo que a Telma Monteiro não podia ser melhor porta de entrada», sublinhou Fernando Tavares, realçando ainda o futuro protocolo com o Construções Norte/Sul, num acto em que o Benfica pretende reconhecer publicamente o «grande trabalho» efectuado por este clube.

O protocolo com o Construções Norte/Sul prevê que todos os atletas da secção de alta competição deste clube passem a ser atletas do Benfica, que passará a designar-se Sport Lisboa e Benfica/Construções Norte/Sul.

Além de Telma Monteiro, farão parte da equipa os judocas Ana Monteiro, Teresa Mirrado, Sandra Borges, Sónia Fragoso, Mariana Contreiras, Rui Ferreiro, Rui Louro, Márcio Santos, Pedro Lemos, André Januário, Ricardo Campos, Rafael Cardoso, Miguel Alexandre e João Lemos.

Fernando Tavares realçou ainda a aposta do Benfica no Projecto Olímpico, sublinhando que o clube pretende ter em 2012 o dobro dos atletas que conseguir nos Jogos de 2008 e voltar a dobrar o número em 2016.