Já foram recolhidas das praias de Viana do Castelo cerca de 120 toneladas de hidrocarbonetos derramados pelo navio chinês «Coral Bulker», que ainda está encalhado.
Corpo do artigo
Já foram recolhidas 120 toneladas de hidrocarbonetos das praias de Viana do Castelo, na operação de limpeza da poluição causada pelo derrame de combustível do cargueiro chinês encalhado à entrada do porto local.
As operações arrancaram na quinta-feira e incidiram nas praias Norte, Castelo de Neiva, Amorosa e Cabedelo, que são as mais afectadas até ao momento, tendo sido já recolhidas, no total destes três dias, cerca de 120 toneladas de hidrocarbonetos.
Foram, entretanto, dados mais dois passos na preparação da operação de trasfega do combustível do navio, com a abertura de uma pequena via de acesso à embarcação e com a instalação de uma passagem, para facilitar a circulação de pessoas e de meios.
A trasfega, como admitiu na sexta-feira o capitão do porto de Viana do Castelo, deverá começar dentro de dois ou três dias, se as condições climatéricas o permitirem.
O navio encalhou ao início da semana junto ao molhe norte do porto de Viana do Castelo, presumivelmente devido ao mau tempo, e tinha nos seus tanques cerca de 700 toneladas de combustível.