O AC Milan venceu o Campeonato Mundial de Clubes ao bater fna final o Boca Juniors por 4-2, tornando-se assim no clube com mais títulos internacionais. O triunfo dos milaneses voltou a estar ligado à actuação de Kaka, que fez dois passes para golo e marcou outro.
Corpo do artigo
O AC Milan sagrou-se, este domingo, campeão mundial de clubes ao bater, em Yokohama, na final da competição, os argentinos do Boca Juniors, por 4-2
Os milaneses tornaram-se assim na primeira equipa europeia a vencer a prova desde que esta deixou de ser conhecida como Taça Intercontinental.
A equipa italiana, que assim se vingou da derrota frente a esta formação argentina na então Taça Intercontinental de 2003, adiantou-se no marcador graças a um golo de Inzaghi aos 21 minutos, a passe de Kaka, que voltou a ser a decisivo na manobra da sua equipa.
O conjunto sul-americano respondeu ao golo milanês com um tento aos 23 minutos da autoria de Rodrigo Palácio, mas no segundo tempo, os italianos confirmaram a sua superioridade graças a um golo de Nesta, aos 50 minutos, após livre de Ambrosini.
Kaka, favorito a ser o melhor jogador da FIFA, na segunda-feira, aumentou ainda mais a vantagem dos milaneses para 3-1, aos 61 minutos, após uma corrida solitária em direcção à baliza de Maurício Caranta.
Aos 70, Inzaghi bisou nesta partida, num lance em que Kaka, o Bola de Ouro de 2007, voltou a ter contribuição decisiva, tal como já tinha acontecido no primeiro golo.
Os argentinos responderam a cinco minutos do final graças a um tento do suplente Ledesma, num lance em que a bola ainda embateu em Ambrosini antes de entrar na baliza de Dida.
Na atribuição do terceiro lugar desta prova, os japoneses do Urawa Red Diamons, na condição de anfitriões, acabaram por se superiorizar aos tunisinos do Etole Sahel, mas apenas no desempate por grandes penalidades.
A equipa nipónica não conseguiu melhor que um empate a dois golos no final do tempo regulamentar, resolvendo apenas a questão ao vencer por 4-2 nos penalties.
Com o triunfo alcançado este domingo no Campeonato Mundial de Clubes, o AC Milan tornou no clube com mais troféus internacionais, agora com 18, mais um que o Boca Juniors, que tem 17.
Desde 1963, a equipa milanesa conquistou sete Liga dos Campeões, duas Taças das Taças, cinco Supertaças Europeias e quatro campeonatos do Mundo de Clubes, prova que já foi conhecida como Taça Intercontinental.
Com o triunfo deste domingo, o AC Milan também se tornou no clube que mais vitórias alcançou nesta competição, que já foi ganha em duas ocasiões pelo FC Porto, uma em 1987 e outra em 2004.