No encerramento da 10ª jornada da Liga de Futebol, o Académica venceu o Vitória Guimarães por 1-0, triunfo que permitiu aos "estudantes" sair da zona aflita da pauta classificativa, liderada pelo Sporting Braga. Perante a derrota, o técnico do Vitória, Jaime Pacheco, pôs o lugar à disposição.
Corpo do artigo
Um golo do brasileiro Marcel, aos 15 minutos, bastou para a equipa orientada por Nelo Vingada somar os três preciosos pontos, tendo a Académica ascendido ao 12º lugar com 11 pontos, mais um que o 15º, o Belenenses, a primeira equipa situada abaixo da linha de despromoção.
A derrota colocou os vitorianos numa situação ainda mais desconfortável, já que a equipa orientada por Jaime Pacheco - que colocou o lugar à disposição na habitual entrevista de final de jogo - está no 17º e penúltimo lugar com apenas sete pontos somados.
A 10ª jornada ficou marcada pela primeira derrota do comandante Sporting Braga, formação que foi ao Funchal perder com o Marítimo por 1-0, num resultado que permitiu aos insulares sair da zona de despromoção.
Em bom plano esteve igualmente o Rio Ave, que foi ao Estádio da Luz impor um empate a 2-2 ao Benfica, campeão em título, numa partida em que os "encarnados" acabaram a queixar-se da arbitragem, principalmente do segundo tento vila-condense, lance em que não foi assinalado um fora-de-jogo a Gaúcho, autor da assistência para o golo.
Quem tirou proveito dos deslizes de Braga e Benfica foi o FC Porto, que se deslocou a Paços Ferreira e venceu por 1-0, e o Nacional, que recebeu e venceu a Naval por 2-0, tendo estas formação se mantido coladas no segundo posto, mas agora a apenas dois pontos dos bracarenses e com três de avanço para o Benfica.