A tripulação do vaivém espacial Endeavour vai instalar hoje um braço robótico canadiano, Canadarm2, na Estação Espacial Internacional.
Corpo do artigo
A tripulação do Endeavour vai instalar hoje um braço robótico canadiano, Canadarm2, na Estação Espacial Internacional (EEI), um elemento crítico para continuar a construção do complexo.
O astronauta canadiano Chris Hadfield e o norte-americano Scott Parazynski deverão iniciar às 11:41 TMG (12:41, hora de Lisboa) um passeio espacial onde o braço robótico de 17,4 metros será instalado.
O novo braço é uma versão mais pesada e versátil de um engenho semelhante, Canadarm1, instalado em várias naves espaciais.
O novo braço é uma peça de alta tecnologia que permite o uso das extremidades como mãos para acrescentar elementos à EEI.
Em Junho, o braço deverá instalar uma câmara de pressão na Estação, que permitirá aos astronautas realizarem passeios espaciais sem a ajuda de um vaivém.
O Endeavour acoplou no sábado à EEI, trazendo a bordo os primeiros visitantes da actual tripulação da Estação, a bordo desde Março.
No entanto, a escotilha entre os dois complexos vai permanecer fechada até segunda-feira para manter os diferentes níveis de pressão, antes do passeio espacial de hoje.
Na segunda-feira, os astronautas deverão mover pela primeira vez o novo braço e instalar o módulo de carga italiano Rafaello, começando a descarregar as 4,5 toneladas de mantimentos que transporta.
Com uma dimensão semelhante à de um estádio de futebol, a EEI terá, quando estiver concluída, em finais de 2005 ou início de 2006, uma centena de módulos, tendo custado entre 25.000 e 30.000 milhões de dólares (570 ou 684 milhões de contos).
Algumas fontes situam o valor nos 100.000 milhões de dólares (22,8 mil milhões de contos).