No mesmo dia em que a ministra da Saúde anuncia os hospitais públicos que vão fazer parte do programa de redução das listas de espera em oftalmologia, o autarca diz que aguarda com expectativa o resultado deste programa. Luís Gomes foi dos primeiros a enviar doentes de oftalmologia para Cuba.
Corpo do artigo
O autarca de Vila Real de S. António espera para ver. Na próxima semana tem uma reunião agendada com o ministério da Saúde mas, para já, alegra-se com a medida do Governo.
«Sempre que nós possamos verificar que, com estas medidas, se consegue dar uma resposta com a eficácia, e a dignidade que as pessoas precisam, nós não precisamos de nos socorrer de outros países ou iniciativas», salienta.
Luís Gomes, autarca do PSD, explica que levou os seus munícipes a Cuba porque o Serviço Nacional de Saúde não dava resposta e os orçamentos apresentados pelas clínicas privadas eram superiores. E mostra-se espantado com as declarações do Bastonário da Ordem dos Médicos.
«Fiquei absolutamente escandalizado quando o bastonário da Ordem dos Médicos não teve a dignidade e faltou a verdade quando diz que os preços que estamos a pagar são duas vezes mais elevados do que os das clínicas privas, o que é falso», salienta.
A Câmara de Vila Real de S. António Levou até Cuba 150 pessoas, Algumas já em último recurso. «Havia pessoas que estavam há cinco, seis e 10 anos a espera de uma intervenção cirúrgica, e foram muito bem gastos», salienta.
Com o novo programa de combate às listas de espera as viagens para Cuba vão ficar em espera, a aguardar que, a partir de agora, os doentes sejam rapidamente atendidos.