O CDS-PP exigiu ao Governo que baixe o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos, para fazer diminuir o preço dos combustíveis. A ANAREC vai reunir-se, esta quinta-feira, com o Executivo para propor essa diminuição.
Corpo do artigo
O líder parlamentar do CDS-PP exigiu, esta quinta-feira, ao Governo que devolva com urgência aos portugueses o que cobrou a mais em IVA sobre o preço dos combustíveis.
«Os portugueses que enchiam o seu automóvel no início do ano e que o fazem agora estão a pagar por esse acto mais quatro euros», um dos quais para o IVA, disse.
Diogo Feio pediu assim ao Executivo que, «durante o segundo semestre deste ano, a devolução do imposto que tem sido pago a mais seja feita através da diminuição precisamente no mesmo valor do imposto sobre a gasolina».
Entretanto, a Associação Nacional dos Revendedores de Combustível (ANAREC) fez saber que, esta quinta-feira, vai reunir-se com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo, para propor uma descida do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), para fazer baixar o preço dos combustíveis.
O presidente da ANAREC salientou que a descida do IVA é insuficiente e que é necessário um desagravamento do ISP entre 10 a 11 cêntimos para o gasóleo e entre 21 e 22 cêntimos para a gasolina.
Augusto Cymbron sublinhou que se o Governo baixar o ISP conseguirá recuperar o mercado que perdeu para a Espanha.