Esta tarde, o Norte do país vai ser atingido por chuvas e ventos fortes, mas o Instituto de Meteorologia considera que não existem motivos para alarme. Porto, Braga e Viana do Castelo foram até agora os distritos mais afectados pelo mau tempo.
Corpo do artigo
Esta quinta-feira, o Norte do país vai ser afectado por ventos e chuvas fortes, embora segundo o Instituto de Meteorologia e a Protecção Civil não existam motivos para alarme, tratando-se de uma situação normal de Inverno.
O Instituto de Meteorologia deixou um aviso à Protecção Civil: «é preciso mobilizar todos os meios humanos e materiais disponíveis para enfrentar as situação desta tarde no Norte do país».
«Não há motivos para alarme, os avisos à Protecção Civil são normais nesta época do ano», explicou Isabel Monteiro à TSF.
«O Norte será hoje afectado por chuva que poderá ser por vezes forte, vento de Sudoeste moderado a forte e com rajadas que, nas terras altas, no Litoral Oeste e na Costa Ocidental poderá atingir os 120 quilómetros por hora», acrescentou a meteorologista.
Quanto às ilhas, «prevê-se chuva ou aguaceiros e vento forte a muito forte, bem como, uma forte agitação marítima».
Porto, Braga e Viana do Castelo
Segundo a porta-voz da Protecção Civil, Gisela Oliveira, os distritos mais afectados até agora pelo mau tempo são Porto, Braga e Viana do Castelo.
Na Maia, cerca de três dezenas de casas estão inundadas e 15 famílias desalojadas devido ao transbordo do rio Leça.
Segundo um comunicado do Serviço Nacional de Protecção Civil (SNPC), a chuva e rajadas de vento forte deverão chegar ao resto do país durante a próxima noite e madrugada.
A Protecção Civil aconselha a que sejam tomadas as habituais cautelas nesta situações: o encerramento de portas e janelas, protecção da entrada das casas situadas em locais de fácil inundação e redução da velocidade automóvel devido aos lençóis de água nas estradas.