Durante décadas os portugueses andaram a sonhar com os mega festivais estrangeiros. Agora, o difícil é escolher o evento que merece o nosso dinheiro. Da electrónica, ao rock puro e duro, a TSF Online deixa-lhe aqui um guia para as bandas sonoras deste Verão.
Corpo do artigo
Festival do Tejo
Em Julho realiza-se na Azambuja mais uma edição do Festival do Tejo, com acento na produção nacional. Maria João e Mário Laginha, Sérgio Godinho, David Fonseca, Loopless, Blind Zero, Blasted Mechanism, Toranja, Yellow W Van, Mind da Gap e Da Weasel são alguns dos nomes que pisam o palco da Azambuja entre os dias 25 e 27.
CBT
Nos dias 2 e 3 de Agosto, o CBT (em Celorico de Basto), é mais uma aposta para os amantes de sonoridades mais electro. Ladytron, Felix da Housecat, Spacek e Herbert são alguns dos nomes que prometem pôr este festival a mexer.
Carviçais Rock
Este ano na sua 8ª Edição, o Festival Carviçais Rock apresenta um cartaz verdadeiramente ecléctico, com sonoridades diversificadas. Entre os dias 4 e 6 de Agosto, a área de Torre de Moncorvo, no nordeste transmontano, é contemplada com um dos festivais de música pop com mais tradições no calendário nacional.
Dead Kennedys, Moonspell, Mind Da Gap, Remenber, Finger Tips, e Big Fat Mamma são os nomes confirmados para o cartaz deste ano. A noite do dia 4, a primeira do Festival, é de entrada livre e é inteiramente dedicada à dance music.
Open Air Trance Festival
Também a apostar na electrónica, mas desta vez na vertente trance, o Open Air Trance Festival, na Zambujeira do Mar, promete arrastar legiões de fãs de várias partes do mundo. O destaque deste festival vai para os DJ's e live acts da Hipnose (Portugal) e da Etnicanet (Itália).
Festival do Sudoeste
Na semana seguinte, entre os dias 7 e 10 de Agosto, chega aquele que já se confirmou como o maior festival do país. A 5ª edição do Optimus Sudoeste, como passa a ser conhecido este ano, aposta num cartaz forte e ecléctico.
Do rock à electrónica, pela Zambujeira do Mar vão passar nomes como Beck, Moloko, Badly Drawn Boy, Múm, Jamiroquai, Suede, Skin, Blind Zero, David Fonseca, Beth Orton e Beth Gibbons dos Portishead.
Paredes de Coura
Em Paredes de Coura, de 18 a 22 de Agosto, há que destacar a presença da diva do rock, PJ Harvey, dos Yeah Yeah Yeahs - que pisam pela primeira vez os palcos nacionais -, Radio 4, Calla e Placebo.
Os cartazes podem ainda sofrer alterações e novas confirmações. Mas perante a diversidade de escolha vale a pena começar já a escolher. Até porque em tempos de crise, os portugueses têm de ponderar bem onde gastam o dinheiro.