A taxa de desemprego situou-se nos 7,6 por cento no primeiro trimestre do ano, registando uma queda de 0,8 pontos percentuais face ao mesmo trimestre de 2007. O Governo prevê que a taxa se situe nos 7,6 por cento no final de 2008.
Corpo do artigo
A taxa de desemprego situou-se nos 7,6 por cento no primeiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 0,8 pontos percentuais face ao mesmo trimestre de 2007, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os valores actuais apontam para uma redução da taxa de desemprego de 0,2 pontos percentuais em relação ao último trimestre do ano passado, quando a taxa se situava nos 7,8 por cento.
A população desempregada foi estimada em 427 mil pessoas, menos 9,1 por cento que no trimestre homólogo do ano passado e menos 2,1 por cento que nos três meses anteriores.
O número de empregados aumentou 1,1 por cento, quando comparado com o mesmo trimestre do ano passado, e subiu 0,1 por cento relativamente ao trimestre anterior.
O comércio e a hotelaria foram as áreas mais empregadoras, ao passo que em sectores como a agricultura, pesca, indústria e construção o emprego diminuiu.
O Governo liderado por José Sócrates prevê que a taxa de desemprego se situe nos 7,6 por cento no final deste ano.