A companhia marítima britânica «PO Stena Line» anunciou hoje um programa intensivo de luta contra a imigração clandestina através do controlo de todos os camiões embarcados em Calais, nos seus «ferry-boats» com destino ao porto de Dover.
Corpo do artigo
A «PO Stena Line», que recrutou 40 vigilantes à companhia francesa «Secur-Nord» para controlar os cerca de 750 mil camiões que utilizaram os seus navios em cada ano, adiantou que os motoristas que recusarem o controlo não serão autorizados a embarcar.
A partir de quarta-feira, «cada camião será controlado através de detectores de gás carbónico (capazes de detectar a presença de seres humanos entre os carregamentos) em pelo menos três zonas de ambos os lados dos veículos», preveniu um dos responsáveis pela companhia.
«Controlaremos também as cabinas» dos camiões, disse, acrescentando que todos os imigrantes ilegais serão entregues às autoridades francesas.
Situado à beira de Inglaterra, o porto de Calais é uma das placas giratórias de imigração clandestina na Europa. Em cinco meses, cerca de 14 mil estrangeiros sem título de transporte foram interpelados no perímetro controlado do cais, de acordo com a Câmara de Comércio e Industria local.
Os transportadores e as companhias de navegação pagam uma multa de 2000 libras (cerca de 600 contos) por cada imigrante clandestino descoberto pelas autoridades nos seus camiões ou «ferry-boats».
Os corpos de 58 imigrantes clandestinos chineses mortos por asfixia foram descobertos em Junho último em Dover num camião com matrícula do País Basco, que tinha efectuado a travessia em «ferry-boat» desde o porto belga de Zeebrugge.
Na última quinta-feira, dois camiões duma transportadora portuguesa foram retidos no porto de Dover por transportarem 14 imigrantes ilegais marroquinos. Foram os próprios motoristas a detectar os ilegais e a chamar as autoridades, mas mesmo assim os veículos foram apreendidos e a empresa condenada a pagar uma multa de cerca de 9000 contos.