O vaivém espacial Endeavour acoplou hoje à Estação Espacial Internacional (EEI), para a qual transportou o braço robótico canadiano Canadarm2 e o módulo logístico italiano Raffaello, anunciou a NASA.
Corpo do artigo
Tal como estava previsto, o Endeavour concluiu a manobra de acoplagem à EEI às 14:00 TMG (15:00 hora de Lisboa), terminando uma viagem de dois dias.
A manobra de acoplagem começou ontem e produziu-se a mais de 300 quilómetros de altitude, sobre o Pacífico Sul, na zona da Nova Zelândia.
Os sete tripulantes do Endeavour são a primeira visita recebida pelos três elementos da actual tripulação da Estação, mas não se deverão encontrar antes de segunda-feira.
No domingo, decorrerá a primeira das duas saídas no espaço previstas para esta missão, para instalar o braço robótico na EEI.
A segunda saída, marcada para terça-feira, vai permitir instalar no exterior da Estação uma nova antena de comunicações.
O módulo italiano Raffaello será fixado na EEI segunda-feira, devendo a transferência de cinco toneladas de material que transporta iniciar-se imediatamente após a sua colocação.