O secretário de Estado das comunidades enviou uma mensagem de Natal dirigida aos portugueses espalhados pelos quatros cantos do mundo, mas sobretudo àqueles que mais sofrem, como os que vivem em países em crise.
Corpo do artigo
Os portugueses que atravessam dificuldades sérias, como os que vivem na Venezuela, África do Sul, Argentina, Brasil ou Uruguai, foram recordados na mensagem de Natal do secretário de Estado das Comunidades, José Cesário (na foto).
Como o Natal significa «estar com a família, recordar as origens, projectar planos para o futuro», José Cesário realça na sua mensagem de Natal os portugueses que vivem nos quatro cantos do mundo, nomeadamente, «os que mais sofrem, os que se encontram presos ou privados da sua liberdade de movimentos ou de expressão».
Assim, lembra «os mais idosos, que estão longe dos filhos, desenraizados ou privados de aconchego e com problemas para receberem pensões a que deviam ter direito», os «que lutam justamente pelo reconhecimento do serviço militar obrigatório para efeitos de aposentação» e os «diplomatas mais dedicados à causa pública e que são capazes de se identificar com os novos objectivos da nova diplomacia».
«Os funcionários consulares que cumprem o seu dever de ligação às comunidades portuguesas» e os «mais jovens, os que começam a sua vida, que lutam pelo primeiro emprego ou pela conclusão dos seus estudos» foram também mencionados pelo secretário de Estado das Comunidades.
«É necessário lutar para dar mais dignidade e mais apoio a estes nossos compatriotas. É preciso sonhar! Sonhar e realizar!», conclui José Cesário.
«Em nome da esperança num futuro melhor para a Humanidade, como secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, desejo a todos um Santo e Feliz Natal e um Ano Novo cheio das maiores felicidades», finalizou.