O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, anunciou a revisão em baixa da previsão de crescimento económico deste ano, de 2,2 para 1,5 por cento.
Corpo do artigo
Afinal o Governo sempre vai rever em baixa a previsão de crescimento económico, dos 2,2 para 1,5 por cento.
«O crescimento económico previsto para 2008 é de 1,5 por cento, sendo que esperamos uma recuperação do crescimento em 2009, para os dois por cento», disse Teixeira dos Santos, na conferência de imprensa realizada no final do Conselho de Ministros.
«Conforme a economia internacional, esperamos para 2009 e os anos posteriores um nível de crescimento de 2,2 por cento», acrescentou o ministro.
Segundo dados revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, a economia portuguesa abrandou no primeiro trimestre de 2008 apresentando um crescimento real de 0,9 por cento em termos homólogos, o que correspondeu a menos nove décimas do que o valor aprado no trimestre anterior também em termos homólogos (1,8 por cento).
Já a evolução da economia portuguesa de Janeiro a Março, face aos últimos três meses de 2007, registou uma variação negativa de 02 por cento, o que correspondeu também a uma desaceleração de 0,9 décimas quando se compara com a variação em cadeia dos últimos
dois trimestres de 2007.
O Governo previa para 2008 um crescimento económico de 2,2 por cento, enquanto as previsões do FMI são de 1,3 por cento e as da Comissão Europeia apontam para uma aceleração de 1,7 por cento.
Antonio Costa, director-adjunto da agência Lusa, considera que o Governo tratou de se antecipar, evitando futuras acusações de irresponsabilidade, ao cortar de uma só vez nas estimativas que havia fixado.