O ministro da Agricultura, Jaime Silva, anuncia que ainda esta semana começam a ser distribuídas 200 mil vacinas contra o serótipo 1 da Língua Azul. As vacinas serão ministradas a rebanhos que não tiveram contacto com a doença.
Corpo do artigo
No fim de uma visita conjunta com a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, à escola profissional Alda Brandão, em Colares, Sintra, o ministro Jaime Silva anunciou que o ministério está «a organizar e a definir quais as áreas do país prioritárias».
De acordo com Jaime Silva, a vacinação para prevenir o serótipo 1 da Língua Azul, doença que afecta quase 600 explorações pecuárias em Portugal, poderá começar esta quarta-feira.
«Amanhã [quarta-feira] poderão já começar as vacinas a ser distribuídas e algumas equipas poderão começar efectivamente a vacinar», adiantou.
O ministro, que acompanhará na quinta-feira uma das equipas de vacinação, referiu que «esta vacina deve ser aplicada em rebanhos que não têm problemas de Língua Azul».
«Porque nos rebanhos que já foram atingidos, ao fim de quatro a cinco semanas, os animais criam anticorpos, ganham resistência e sobrevivem sem qualquer problema», acrescentou Jaime Silva.
Quanto ao alastramento da doença da Língua Azul ao distrito de Portalegre, onde há uma semana foram detectados seis focos suspeitos, Jaime Silva garantiu que, até ao momento, «não há confirmação de contágio nenhum».