Luíz Felipe Scolari anunciou esta segunda-feira, a lista dos 23 convocados para o Euro 2008. De destacar as ausências de Caneira e Maniche. Em sentido contrário, Jorge Ribeiro e Miguel Veloso estão no lote dos convocados.
Corpo do artigo
A ausência de Maniche é a grande ausência nos eleitos da selecção portuguesa de futebol para o Euro2008, que se realiza na Áustria e Suíça (07 a 29 de Junho).
O médio que trocou em Janeiro o Atlético de Madrid pelo Inter de Milão disputou seis jogos no Euro2004 e sete no Mundial2006, conseguindo quatro tentos, dois em solo luso, face a Rússia e Holanda, e outros tantos na Alemanha, perante o México e a Holanda.
Em relação aos 25 jogadores que estavam nas cogitações para entrarem no lote dos 23, destaque ainda para a "saída" de Caneira, o polivalente jogador do Valência, que faz todos os lugares da defesa e tinha sido chamado por Luiz Felipe Scolari para o Mundial2006.
No que respeita aos jogadores que haviam sido chamados pelo brasileiro para as duas últimas competições, 11 jogadores mantém o pleno (Ricardo, Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho, Miguel, Deco, Simão, Nuno Gomes, Petit, Paulo Ferreira, Hélder Postiga e Quim).
Por seu lado, Figo e Pauleta disseram "adeus", enquanto Nuno Valente, Costinha e Tiago foram "dispensados" pelo seleccionador nacional, num grupo ao qual se juntou hoje, de forma surpreendente de Maniche, mesmo tendo em conta algumas "fugas" de informação.
Além dos 11 que vão cumprir a terceira fase final na "era Scolari", Fernando Meira repete a presença no Mundial2006, ao contrário de Hugo Viana, Ricardo Costa, Boa Morte e Paulo Santos, como anunciado, e Caneira.
Por seu lado, Scolari chamou 11 jogadores que jamais disputaram uma fase final de uma grande competição: Rui Patrício, Bosingwa, Ricardo Quaresma, Nani, Hugo Almeida, Miguel Veloso, João Moutinho, Raul Meireles, Jorge Ribeiro, Bruno Alves e Pepe.
A selecção portuguesa de futebol inicia segunda-feira (19 de Maio), em Viseu, um estágio de 14 dias em solo luso, que terminará a 31 de Maio, dia para o qual está agendado o último jogo particular, frente à Geórgia.
Lista dos 23 jogadores convocados
Lista dos 23 jogadores convocados:
Guarda-redes
Guarda-redes: Ricardo (Betis, Esp), Quim (Benfica) e Rui Patrício (Sporting).
Defesas
Defesas: Bosingwa (FC Porto), Miguel (Valência, Esp), Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing), Pepe (Real Madrid, Esp), Bruno Alves (FC Porto), Fernando Meira (Estugarda, Ale), Paulo Ferreira (Chelsea, Ing) e Jorge Ribeiro (Boavista).
Médios
Médios: Petit (Benfica), Miguel Veloso (Sporting), João Moutinho (Sporting), Deco (FC Barcelona, Esp) e Raul Meireles (FC Porto).
Avançados
Avançados: Cristiano Ronaldo (Manchester United, Ing), Simão (Atlético de Madrid, Esp), Ricardo Quaresma (FC Porto), Nani (Manchester United, Ing), Nuno Gomes (Benfica), Hugo Almeida (Werder Bremen, Ale) e Hélder Postiga (Panathinaikos, Gre).