A situação do túnel do metro do Terreiro do Paço está estabilizada, segundo o Laboratório Nacional de Engenharia Civil. No segundo semestre de 2004 a linha estará completa e a funcionar, garantiu o presidente da Câmara de Lisboa.
Corpo do artigo
«Em finais de Agosto (deste ano) começou a ser retirada a água que se encontrava dentro do túnel que sofreu um esforço tremendo durante este tempo. Mas a situação está estabilizada», anunciou Carlos Pina, vice-presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
Neste momento «já só estão a ser retiradas lamas», acrescentou, durante uma visita ao túnel do Terreiro do Paço.
«Depois do túnel ter ficado sem água não se verificou o que se temia e até agora as notícias são animadoras», disse o presidente da Câmara de Lisboa.
«Dentro de três meses começa a obra de abertura do túnel para a Baixa/Chiado e em 2004 a linha estará a funcionar normalmente», garantiu Pedro Santana Lopes.
Questionado sobre o projecto de construção do túnel rodoviário, uma das suas promessas eleitorais, o autarca recusou-se a prestar declarações.
O acidente no Terreiro do Paço ocorreu em Junho de 2000, altura em que foram interrompidas as obras que recomeçaram no Verão do ano passado.