Os trabalhadores da Somincor decidiram suspender a greve que durava há 17 dias, mandatando o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (STIM) para reiniciar as negociações salariais a partir de dia 4.
Corpo do artigo
A decisão foi tomada esta tarde em plenário.
À entrada para a sessão, o sindicato apresentou um documento da Administração que abriu as portas ao diálogo.
Segundo o dirigente do STIM, Nuno Bexiga, o fim da greve foi aprovado por uma «maioria esmagadora». O sindicato decidiu convocar novo plenário para 5 de Janeiro, de forma a apresentar aos trabalhadores os resultados da nova ronda negocial com a empresa.
No documento, apresentado pela Somincor, é reafirmada a disponibilidade para dialogar, a partir de 4 de Janeiro (inclusive), «desde que não haja qualquer greve ou pré-aviso de greve pendente».
A Somincor aceita negociar os aumentos salariais para 2001, rever o subsídio de laboração contínua e actualizar o subsídio de habitação.
Sobre a laboração contínua, a empresa reafirma a intenção de acabar com o sistema, adiantando que a alteração deverá ocorrer até 1 de Julho.
Durante as próximas negociações, o STIM vai apresentar como contra-proposta o fim da laboração contínua no final de Março e o aumento do subsídio para os trabalhadores que trabalham no fundo da mina. O sindicato quer também o arquivamento de todos os processos disciplinares.