Os astronautas Chris Hadfield (canadiano) e Scott Parazynski (Norte-americano) já regressaram ao interior do vaivém Endeavour, depois da conclusão com sucesso, este domingo, da montagem do braço-robô canadiano, «Canadarm2», e de uma antena de comunicações.
Corpo do artigo
Os astronautas Chris Hadfield (canadiano) e Scott Parazynski (norte-americano) já regressaram ao interior do Endeavour, depois e terem montado este domingo, com sucesso, o braço-robô canadiano, «Canadarm2», e uma antena de comunicações na Estação Espacial Internacional, anunciou a NASA no centro de Johnson em Houston, no Texas.
O «passeio espacial» dos astronautas durou sete horas e dez minutos e os dois realizaram todas as tarefas previstas.
Após a instalação do «Canadarm2», uma câmara foi montada no braço apanhando a Terra como fundo e o hino canadiano foi cantado no Centro Espacial Johnson por todos os funcionários da missão, para saudar a chegada do Canadá à EEI.
Antes de os astronautas regressarem ao vaivém, realizaram-se testes para garantir que a estrutura de 17,6 metros de comprimento e a antena de comunicações estavam a funcionar nas melhores condições, o que se confirmou.