Manuel Neto Portugal faleceu hoje, aos 90 anos. Pai de Manuela Eanes, era provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penela da Beira. O funeral será segunda-feira, no Cemitério do Alto de S. João, em Lisboa.
Corpo do artigo
Manuel Neto Portugal, 90 anos, antigo director da Fiscalização e Investigação da Inspecção-Geral das Actividades Económicas, e pai de Manuela Eanes, presidente do Instituto do Apoio à Criança, faleceu hoje, em Lisboa.
Neto Portugal seguiu inicialmente a carreira militar, tendo sido condecorado com a medalha de Ouro de Valor Militar, e mais tarde foi professor na Cadeia Penitenciária de Lisboa.
Natural de Penela da Beira, concelho de Penedono, desenvolveu ali diversos melhoramentos sociais, fundando, nomeadamente, a Santa Casa da Misericórdia de Penela da Beira, de que foi provedor até hoje.
Era pai, além de Manuela Eanes, casada com o antigo Chefe de Estado general Ramalho Eanes, do coronel piloto-aviador na reserva Neto Portugal.
O corpo ficará, segunda-feira, em câmara ardente na Igreja do Beato em Lisboa, onde será realizada missa, às 15:00. Depois, o cortejo fúnebre segue para o Cemitério do Alto de S.João, onde ficará depositado em jazigo de família.