A oposição reage à declaração do ministro das Finanças sobre a revisão em baixa do crescimento económico, afirmando que a culpa da situação é do Governo e exigindo explicações no parlamento.
Corpo do artigo
Do lado dos partidos, Bernardino Soares, o líder da bancada comunista, diz que o PCP quer explicações do Governo já amanhã: «O PCP entendeu apresentar uma proposta de debate de actualidade para realizar amanhã de manhã na Assembleia da república para confrontar o Governo».
Bernardino diz que vai pedir satisfações sobre «a gravidade da situação económica, a baixa dos salários e a consequente perda do poder de compra e subida da inflação».
O CDS/PP responsabiliza o Governo pela actual situação económica do país, afirmando que, na devida altura, não foram adoptadas as medidas necessárias para acelerar o crescimento da economia.
Diogo Feio, o líder parlamentar do CDS/PP, diz que o Governo foi avisado para o que se está agora a passar. «Já há algum tempo que estávamos a avisar para o que está a acontecer, e que eram necessárias políticas para evitar a situação».
«Nada foi feito pelo actual Governo, pelo que isto é uma consequência da falta dessas mesmas políticas que seriam boas para as nossas empresas», acrescento, voltando a defender que o combate ao défice deve ser feito com redução na despesa.
Pelo PSD, o deputado Hugo Velosa considera que a revisão em baixa da expectativa de crescimento económico obedece a uma lógica eleitoralista. O Governo reduz agora de forma significativa, com o objectivo de obter maior efeito daqui por um ano.