A polémica relacionada com a possível mudança oficial do nome da capital sul-africana de Pretória, uma designação conotada com o poder branco, para Tshwane, poderá finalmente esta quinta-feira ficar resolvida.
Corpo do artigo
O encontro do Conselho para os Nomes Geográficos, que se realiza esta quinta-feira, poderá decidir se a capital muda ou não de nome, depois de dezenas de outras cidades e praças na África do Sul já terem alterado a designação.
O nome Pretória está no centro da polémica desde que as autoridades locais, controladas pelo Congresso Nacional Africano (ANC), decidiram passar a designá-la por Tshwane sem instaurar o necessário processo de consulta pública.
A nova designação é o alegado nome de um chefe tribal que segundo os opositores nunca existiu. Esta mudança não agrada aos sul-africanos de origem branca e na capital sucedem-se as manifestações de desagrado em relação a esta exigência.
Apesar de muitos terem continuado a designar a capital como Pretória, os poderes autárquicos e até a televisão estatal SABC passaram a ignorar por completo o nome "branco" Pretória.
A maioria negra, que governa os destinos do país desde 1994, pretende que as cidades tenham nomes com referências históricas negras e não que marcaram a história colonialista e racista da África do Sul.