Entre quinta-feira e hoje (terça-feira) foi recolhido um milhão de euros em moedas de escudos, divisa que deixou de circular a 31 de Dezembro de 2001. No entanto, segundo o Banco de Portugal, a quantia recolhida é uma gota no oceano.
Corpo do artigo
Esta terça-feira é o último dia do prazo legal para substituição das velhas moedas de escudo pelo euro, sendo que o Banco de Portugal (BP) vai manter as portas abertas até às 15:00.
Apesar do grande movimento de pessoas que querem aproveitar o último dia para trocar as moedas de escudo, fonte do BP explicou, à agência Lusa, que a quantia recolhida é uma gota no oceano dos 184 milhões de euros em escudos ainda não recolhidos.
De acordo com a mesma fonte, todas as pessoas que tenham recebido senhas de atendimento - que começaram a ser entregues às 09:00 - poderão efectuar a troca durante o dia, podendo prolongar-se pela noite.
Quanto ao valor das notas de escudo ainda ainda não recolhidas, cuja troca poderá ser efectuada até 28 de Fevereiro de 2022, ascende a 160 milhões de euros, o que representa três por cento do montante em circulação em 31 de Dezembro de 2001.