Roma é a capital mais segura da Europa, à frente de Paris, Londres, ou Berlim, segundo um relatório. Berlim é a cidade onde há mais homicídios e Londres é onde a violência sexual é maior.
Corpo do artigo
Roma é a capital mais segura da Europa, com uma taxa de criminalidade mais baixa que Paris, Londres, ou Berlim, de acordo com um relatório apresentado este fim-de-semana na assembleia regional de Lazio.
O inquérito, realizado a partir de informações cedidas por diversos ministérios do Interior europeus entre Julho de 1999 e 2000, revela que Berlim é a «capital dos homicídios», com 8,3 mortos por cada 100 mil habitantes e 326 feridos graves. Em Roma, os valores são de 0,98 e 21,5, respectivamente; em Londres são de 1,9 e 86,6 e em Paris 5,6 e 255,4 em Paris.
No que diz respeito à violência sexual, Londres é a cidade mais perigosa, com 24 agressões por cem mil habitantes, à frente de Paris (20), Berlim (13,6) e Roma (3,6).
Paris é a cidade onde se fazem mais tentativas de roubo com recurso a arma de fogo (1159,5 por cem mil habitantes), mas Londres detém o recorde de tentativas de arrombamento (1353,7 por cem mil habitantes). No entanto, Roma lidera nos roubos de automóveis (1433,2 por cada mil habitantes).
O roubo de automóveis é 2,5 vezes mais elevado em Roma do que nas outras três capitais europeias, de acordo com Angelo Bonelli, vice-presidente da Comissão Regional de Luta Contra o Crime, citado na France Presse.
De acordo com o responsável, a razão prende-se com a posição geográfica da cidade - próxima do mar. Assim, as viaturas roubadas podem ser facilmente embarcadas para o Médio Oriente, onde serão desmanteladas.