Pelas paisagens alentejanas é comum encontrarmos dolmenes e menires. «O roteiro megalítico dos concelhos de Nisa e Gavião», ontem apresentado, visa dar relevo turistíco a este vasto património.
Corpo do artigo
A região de Turismo de S.Mamede (RTSM) apresentou «o roteiro megalítico dos concelhos de Nisa e Gavião» numa iniciativa, realizada ontem, que contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Vitor Neto.
A apresentação do roteiro decorreu nos dois concelhos inserida num amplo projecto de divulgação e promoção do vasto património magalítico do norte alentejano que a RTSM está a promover.
Nas paisagens norte-alentejanas conhecem-se mais de meio milhar de monumentos megalíticos. Dolmenes e menires foram erguidos há mais de cinco mil anos pelas primeiras comunidades agro-pastoris.
O presidente da RTSM, Ceia da Silva, referiu à lusa que é necessário «transformar os recursos existentes, em várias áreas como o património, em produtos turísticos».
Para Ceia da Silva, a RTSM aposta na criação de roteiros e circuitos aliando o turismo cultural ao de natureza.
A RTSM visa com esta iniciativa promover o turismo cultural «num sector cada vez mais procurado e no qual a região possui grande potencialidade de oferta, nomeadamente a nível do património».
No respeitante ao megalitismo e dada a sua especificidade as inicitivas para a sua promoção interligam-se com as vertentes do turismo ambiental e de natureza.
A RTSM ao investir na promoção do megalitismo tenciona ainda, juntamente com as autarquias envolvidas, contribuir para a salvaguarda desse património.
A coordenação científica deste projecto de magalitismo é da responsabilidade do especialista desta área: Jorge Oliveira.
No ambito desta apresentação alguns elementos da comitiva, entre os quais o secretário de Estado do Turismo efectuaram uma viagem de barco entre Amieira do Tejo (Nisa) e o Alamal (Gavião). Estes passeios turisticos no Tejo iniciaram-se recentemente, no concelho de Gavião.