O primeiro-ministro quer apoiar a comunidade portuguesa residente na Venezuela e desenvolver as relações económicas com este país. Estes são os dois objectivos estabelecidos por José Sócrates, que chegou esta terça-feira à Venezuela para uma visita oficial de três dias.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro pretende prestar «apoio e solidariedade» à comunidade portuguesa na Venezuela e desenvolver as relações económicas com este país na visita que faz a partir desta terça-feira à Venezuela.
«Portugal e a Venezuela são dois povos amigos, povos que partilham uma história comum», afirmou José Sócrates à chegada ao aeroporto de Caracas, onde foi recebido pelo chefe da diplomacia venezuelana, Nicolas Maduro.
Depois de se referir à comunidade portuguesa na Venezuela como uma das maiores do género no mundo, Sócrates, que viajou acompanhado por cerca de 80 empresários, referiu-se ao objectivo económico da sua visita.
«Com esta visita, espero também desenvolver as relações económicas entre Portugal e Venezuela. Portugueses e venezuelanos são dois povos amigos, dois povos que têm relações muito próximas e não há nenhuma razão para que não se potencie essa relação», acrescentou o chefe do Governo português.
Um dos momentos mais altos da visita de três dias de José Sócrates à Venezuela ocorre ainda esta terça-feira, quando o primeiro-ministro português for recebido pelo presidente Hugo Chavez, no palácio de Miraflores.
Após o encontro a sós entre estes dois responsáveis políticos, Portugal e Venezuela assinam vários acordos bilaterais entre os dois Estados.