O vaivém espacial norte-americano Endeavour aterrou hoje no Cabo Canaveral, depois de uma missão de 12 dias na Estação Espacial Internacional (EEI). Realizaram-se a bordo algumas experiências com produtos portugueses, como sementes de medronheiro ou vinho do Porto.
Corpo do artigo
O vaivém Endeavour aterrou, esta segunda-feira, no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral (Flórida). A nave esteve 12 dias em missão na EEI, onde substituíram três astronautas.
Esta missão serviu igualmente para trazer várias experiências que se realizaram na EEI, entre as quais algumas portuguesas.
No porão da nave encontram-se sementes de hipericão do Gerês, alfarrobeira, medronheiro, vinho do Porto e da Madeira, são algumas das amostras que regressaram no Endeavour.
Estes produtos foram sujeitos às condições do espaço, sofreram fortes acelerações de microgravidade, variações de temperatura e radiações elevadas. As análises só devem chegar a Portugal em Janeiro, quando serão analisadas nas escolas e instituições de investigação envolvidas no projecto, que pode ser consultado na internet (ver Link no fim do texto).
O Endeavour trouxe ainda para terra o módulo «Raffaello», onde estão mais de uma tonelada de equipamento, desperdícios e material.
A tripulação da nave foi constituída pelos astronautas Frank Culbertson (comandante), e os engenheiros de voo Vladimir Dezhurov e Mikhail Tyurin, que voltaram à Terra depois de 129 dias no espaço.