A organização terrorista al-Qaeda no Iraque anunciou, esta sexta-feira, num comunicado distribuído na Internet que o seu chefe, o jordano Abu Mussab al-Zarqawi, está de «boa saúde» e continua a dirigir a guerra santa, informou a televisão árabe al-Jazeera.
Corpo do artigo
«O chefe está de boa saúde e continua a dirigir pessoalmente a guerra santa, em unidade, coadjuvado por um subchefe e dois assessores», salienta o comunicado assinado por Abu Maisara al-Iraqi, «responsável pela informação» da al-Qaeda na Mesopotâmia.
Maisara subscreveu na terça-feira um primeiro comunicado revelando que Al-Zarqawi ficara ferido e fora transportado para um país vizinho.
Um ministro do Interior iraquiano, Bayan Yabr, sem indicar o paradeiro de Al-Zarqawi, com a cabeça posta a prémio pelos Estados Unidos em 25 milhões de dólares (cerca de 20 milhões de euros), confirmou na quinta-feira esta informação, precisando que o terrorista jordano fora ferido num pulmão.
O comunicado da al-Qaeda no Iraque, cuja autenticidade não pode ser verificada, deita em princípio por terra rumores acerca da nomeação de um substituto do terrorista jordano, que reivindicou a maioria dos atentados perpetrados ao longo das últimas três semanas naquele país do Médio Oriente, saldados em mais de 550 mortos, incluindo soldados norte-americanos.