

Domingos de Andrade
Artigos publicados


O ministro que não pode cair
António Costa conhecia o contexto, as circunstâncias e as fragilidades de levar Fernando Medina para o Governo, atribuindo-lhe a pasta das Finanças num momento tão relevante quanto o da aplicação dos fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência e depois do brilharete de Mário Centeno. Mas precisava de alguém de confiança.

A cópia e o original
Francisco Louçã uniu fações, leu bem a realidade do país, transformou o Bloco de Esquerda num partido de causas. Que, direta ou indiretamente, venceu quando foram adotadas pela sociedade.

Ideias liberais
Na sequência da saída de Cotrim Figueiredo da liderança, a Iniciativa Liberal tratou de organizar o seu processo eleitoral. A votação, a primeira da história da IL com alternativas, culminou com a eleição de Rui Rocha, empossado no congresso que se realizou no passado fim de semana.

A matemática do poder
Foi Teófilo Braga quem trouxe para a vida pública o conceito de ética republicana. Nas suas várias dissertações, recorreu ao esplendor da democracia ateniense, ou da respublica romana, para contrastar com o obscurantismo das monarquias anteriores.

Um espinho na Democracia
Esta semana o país foi brindado com mais um caso de alegada corrupção por parte da classe política.

A queda
A maioria absoluta de António Costa teve um início singular, precisamente porque não começou no início. Começou sete anos depois do Partido Socialista ter desenhado o acordo parlamentar que lhe abriu as portas de São Bento, em 2015.

O guincho do diabo
Num tempo de celebração natalícia, a classe política já não discute a presença do diabo. Parece ter desistido de fazer graçolas ou trocadilhos. Mas não se fala do que não se gosta. E as famílias já sentem a sua presença. Os especialistas chamam-lhe "ansiedade da fatura" do fim do mês, que nunca se sabe que valor vai atingir, no gás, na luz, nos produtos básicos.

O centro da eutanásia
O Presidente da República é imensas coisas. Uma é ser assumidamente católico.
