

Domingos de Andrade
Artigos publicados


A conta do supermercado
António Costa vai de férias com receitas extraordinárias maiores do que as de 2019. E muito à custa do IVA. O crescimento da receita fiscal em 28,1% vem dos bolsos dos portugueses e do que estão a pagar a mais, sobretudo pela conta do supermercado. E é por isso que o país fica a olhar para o fim das férias sabendo que o contexto é tudo menos favorável.

E Lagarde, demite-se?
Há na política, portuguesa e europeia, uma permanente desresponsabilização quando a inação, ou a ação errada, tem consequências graves para as pessoas, encontrando bodes expiatórios em acontecimentos externos. A guerra na Ucrânia é um desses casos de passa-culpas da inflação, que come o salário dos portugueses a uma velocidade vertiginosa. Segue um drama em três atos.

Relato da resignação
Os incêndios são o mais velho conto de verão. Fazem parte dos dias quentes, das férias. Banalizam-se. Até ao momento em que nos entram pela casa dentro, e nos revelam toda a sua tragédia, castigando um país assimétrico, litoralizado, enfeudado na resignação.

Teoria geral da aflição política
O partido Chega tem representação parlamentar desde 2019. A estreia deu-se na XIV Legislatura da República. André Ventura esteve sempre por lá durante os cerca de dois anos e meio que durou.

O futuro de Montenegro
Na noite das eleições legislativas, o lugar de presidente do PSD era o menos apetecível da política portuguesa. Hoje, é provavelmente dos mais desejados. Tem tudo a ver com o contexto.

A saúde do Estado que temos
O Governo tomou posse em março. O Orçamento do Estado para 2022 foi apresentado e discutido entre abril e maio deste ano. A guerra na Ucrânia já durava, os avisos sobre a escalada de inflação que alarmaram as economias da União Europeia também já davam sinais desde o ano passado, bem como o anúncio de que o Banco Central Europeu deixaria de cobrir o financiamento da dívida soberana portuguesa, que é a terceira mais elevada da UE.

Impasse da guerra
Há no espaço do debate público uma nova corrente sobre a forma como o Ocidente deve abordar a invasão russa da Ucrânia. E que, com frequência, insiste na seguinte tese: tem de se conversar com Putin.

O embalo da TAP
Quantas vezes já não ouvimos ou lemos isto: a TAP quer devolver "o mais rapidamente possível" o dinheiro que recebeu do Estado, cerca de dois mil milhões de um plano de reestruturação totalizando 3200 milhões. Quantas ouvimos e lemos isso? E isto?: claro que há "muitos desafios", inclusive o aumento do preço de combustível.
