

Filinto Lima
Artigos publicados


24 de janeiro - Dia Internacional da Educação
Na próxima terça-feira, pelo quinto ano consecutivo, celebra-se o Dia Internacional da Educação, na sequência da Resolução n.º 73/25, de 3 de dezembro de 2018, da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

A Educação em modo Whatsapp: Sindicatos desunidos, Professores organizados e Tutela irredutível!
Nos últimos dias, não se verificaram, aparentemente, alterações substantivas no que concerne à "luta" dos professores. A luz ao fundo do túnel pode resplandecer mais ou menos consoante os objetivos, acalentados pelas comunidades educativas, se concretizem, ciente de que todos desejam o regresso da paz e da estabilidade ao seu contexto de trabalho.

Que futuro para os professores e para Portugal?
As greves dos professores é, inevitavelmente, um dos temas quentes do momento, tendo recrudescido no arranque do ano civil, início do 2.º período letivo para uns e final do 1.º semestre para outros, de uma forma ainda mais forte que aquela ocorrida a partir do dia 9 de dezembro.

Educação - Que o Ano Novo traga bons sinais!!!
Durante esta época que apela à comunhão, solidariedade e aos valores humanistas, os votos de "Feliz Natal" e "Ano Novo com Saúde, Paz e Alegria" são tocados fraternalmente, sentidos e partilhados com esperança. Hoje, ao longo do dia, enfatizaremos esses desejos, apesar da incerteza e insegurança com que perspetivamos o futuro.

Professor! Professor!! Professor!!!
A palavra professor não é candidata à iniciativa da Porto Editora "Palavra do ano" (foi em 2018), que seleciona anualmente 10 palavras, "através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários" desta editora, para que possa ser escolhida por quem pretender participar.

Os exemplos que engrandecem a Educação
As escolas são espaços vivos e dinâmicos, onde a diversificação de estratégias de ensino e aprendizagem motivam pela criatividade, pela inovação, encontrando-se com interesses, sonhos e o imaginário de alunos e adultos. Abrem-se as portas das salas de aula para o mundo real, convocando a curiosidade, a fruição conjunta e a felicidade enquanto ingredientes essenciais de um processo integral e plural.

Livro de elogios – as palavras que merecem ser escritas
Não se apresentando de leitura obrigatória, há um livro que a maioria da população conhece e aconselha caso se deseje reclamar dos "serviços prestados por um serviço ou organismo da Administração Pública e às pessoas que o tenham prestado, bem como em relação a procedimentos administrativos".

3.º Congresso das Escolas - A Pedagogia das Escolas
Com início em 2017, este Encontro, organizado por quatro importantes entidades nacionais, apresenta temáticas subordinadas à Educação, nos seus diversos setores, envolvendo profissionais e conferencistas de reputação elevada.
