

Filinto Lima
Artigos publicados


Regionalizar - o passo seguinte!
Cumprindo a obrigatoriedade imposta legislativamente, abril ditou a transferência de dois domínios de competências na Educação para as autarquias, até então pertença do governo: pessoal não docente e edificado (desde o 2.º Ciclo até ao secundário). Atualmente, a descentralização é um caminho trilhado a três: governo, autarquias e escolas.

Educação (ainda mais) "Valente e Imortal"!
É caso para se dizer "água mole em pedra dura", pois, finalmente, o ministério da Educação revelou estar preocupado com um problema, há muito anunciado, que de ano para ano se agudiza: a escassez de professores. Saúdo as iniciativas remediativas apresentadas, que indiciam vontade em encontrar soluções efetivas.

Educar para a Liberdade
O regresso paulatino à normalidade nos estabelecimentos de ensino culminou com a decisão do Conselho de Ministros, da passada 5.ª feira, que determinou a cessação da obrigatoriedade do uso de máscaras nas salas de aula e, por consequência, nas escolas.

Dois pesos e duas medidas
A partir da próxima 3.ª feira, o ano letivo entrará na reta final de um percurso que se tem vindo a constituir duro, trabalhoso e muito desafiante para as escolas.

Educação em alta intensidade
Ontem, findou um dos períodos letivos mais longos (63 dias!) de que há memória para as escolas que ainda se organizam por trimestres. O seu início teve adiamento de uma semana, devido à agudização da incidência de casos positivos que se manifestavam na altura, determinando o encurtamento da pausa do Carnaval e distribuindo os dias letivos à intensidade que 4 meses faziam prever, nos quais abundaram acontecimentos sui generis.

Os autarcas não fazem milagres
"A partir do próximo dia 1 de abril, a descentralização na Educação estende-se a todo o território nacional. Faço votos que tenha existido diálogo suficiente e profícuo entre as autarquias e as escolas, de modo a haver harmonia num processo que não ganha com conflitualidade, exigindo-se ao governo que assuma pontualmente as suas responsabilidades, principalmente no que ao envelope financeiro diz respeito."

Mudança e continuidade
Foi finalmente dada a conhecer a constituição do novo governo, com algumas semanas de atraso e aguardada com natural curiosidade. Entre as saídas e as novas nomeações habituais, a pasta da Educação foi confiada ao atual Secretário de Estado da Educação (SEE), João Costa, o que era já expectável, a menos que António Costa exercesse a máxima popular "não há duas sem três".

Ucrânia, Ucrânia, Ucrânia…
As primeiras crianças e jovens ucranianos começaram a chegar ao nosso país durante a semana que hoje termina. Na bagagem, parca em itens de primeira necessidade, fazem-se acompanhar de memórias dramáticas da violência a que nunca pensaram assistir, e trazem consigo a necessidade de aconchego, de esperança e de paz, procurando uma vida digna, como era a sua no seu país de origem, antes da guerra.
