7º Cortex, as curtas de Sintra

Começa esta quinta-feira a 7ª edição do Festival de Curtas-Metragens de Sintra, com sessões para as escolas, já esta manhã, e logo à noite com a realizadora homenageada, Jane Campion.

Na sétima edição, o Festival de Curtas-Metragens de Sintra decidiu homenagear as mulheres e as mulheres no cinema. Michel Semião, um dos diretores artísticos do Cortex, diz que Jane Campion enquadra todas as mulheres no cinema.

Esta quinta-feira há quatro curtas na abertura, por onde tudo começou, os primeiros filmes ainda com o trabalho escolar muito fresco. Um festival que este ano teve um número recorde de curtas-metragens a concurso o que obrigou a uma escolha mais apurada, até porque o Cortex não exige a estreia no festival, 16 filmes internacionais e 16 nacionais.

O Cortex vai ainda mostrar curtas de 35 milímetros, pequenos filmes feitos em Sintra, que estão guardados na Cinemateca Nacional, filmados nos anos 20 do século passado, quando Sintra ainda se escrevia com um "cê".

O mini-Cortex regressa este ano, é a parceria única em Portugal com o festival de cinema de animação Monstra, cinema para os miúdos. Curtas no Cortex, e ainda a música de Lula Pena, com novo disco a ser apresentado ao vivo e a voz e a harpa de Helena Madeira.

A 7ª edição do Cortex começa esta quinta-feira e estende-se até domingo.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados