Arte

Seja mecenas, ajude a comprar um quadro português

O Museu Nacional de Arte Antiga lançou hoje, em Lisboa, uma campanha pública inédita de angariação de fundos para a compra do quadro "A Adoração dos Magos" do pintor português Domingos António Sequeira. Até 30 de abril qualquer cidadão pode contribuir para esta aquisição.

A obra que, hoje, foi apresentada publicamente esteve, durante 170 anos, na posse da mesma família, mas agora pode ser comprada por 600 mil euros.

O diretor do Museu nacional de Arte Antiga, António Filipe Pimentel, disse à TSF que, "face a este investimento avultado, resolvemos mobilizar o público no sentido de adquirir um bem comum: a arte e o património. Se todos os portugueses contribuíssem com apenas seis cêntimos já seria possível".

António Filipe Pimentel explica ainda que o quadro de Domingos Sequeira, "A Adoração dos Magos" (1828) é uma tela panorâmica gigante que integra a série Palmela, com quatro pinturas religiosas, que retrata a chegada do cortejo dos Reis Magos a Belém. Acrescenta ainda que a "luz" conseguida pelo pintor consegue dar à tela uma ideia de "transcendência" em perfeita sintonia com o tema descrito.

Para conhecer esta campanha pode consultar o "site": sequeira.publico.pt.