Porto, Post, Doc 2018, amanhã

Começa amanhã, sábado, mais uma edição do Festival de Cinema Porto/Post/Doc

O Festival tem um ecrã central que é a competição internacional, com 14 filmes escolhidos, onde dois são portugueses, os traços de mais uma edição do Porto Post Doc. A secção Cinema Falado que, apresenta uma seleção, de um lado, entra num diálogo direto com o universo das artes visuais, e, por outro, se aproxima de aspetos específicos da cultura portuguesa: de Paulo Branco às conservas e aos pescadores. O Porto/Post/Doc apresenta nesta secção a estreia mundial de Levantados do Chão, de Daniel Blaufuks. O realizador e artista visual estará presente para apresentar a sessão que inclui ainda a estreia internacional de Juderein. A transdisciplinaridade dos autores estende-se a outros filmes e sessões da secção: Sombra Luminosa, de Mariana Caló e Francisco Queimadela, Extinção, de Salomé Lamas, On Remote Places, de Rui Manuel Vieira, e O Laboratório, também de Rui Manuel Vieira em parceria com Fernando José Pereira. Destaque também para a estreia mundial de Portugal Tem Lata, documentário de Rui Pregal da Cunha, sobre a indústria da conserva em Portugal, e para Terra Franca, da realizadora portuguesa Leonor Teles.

Geni (estreia mundial) e Chico Fininho são ambos olhares sobre a cidade do Porto mas em épocas diferentes: o primeiro mais actual e o segundo rodado nos anos 80, com Vítor Norte como protagonista. Uma reposição em sala história para a cidade e a para música portuguesa.

Deux, trois fois Branco, documentário de Boris Nicot sobre o produtor português Paulo Branco, também será exibido no âmbito da secção Cinema Falado. Aliás, Paulo Branco estará presente no Fórum do Real para debater a produção cinematográfica a 28 de Novembro. nas retrospectivas o Porto Post Doc que dedica sempre tempo aos realizadores, esta edição tem Antonio Reis e Masrgarida Cordeiro na frente do ecrã. Para abertura já esta noite com Kaiser: The Greatest Footballer Never to Play Football, Carlos Henrique que jogou em todo o mundo sem nunca ter entrado em campo. Para esta edição estão alinhados cerca de 130 filmes para o Teatro Municipal do Porto - Rivoli, o Cinema Passos Manuel, o Cinema Trindade e o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva.

Porto Post Doc edição 2018 começa hoje e vai até 2 de Dezembro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de