"Moonlight" acabou por ser declarado vencedor do maior prémio da noite depois de uma confusão no final da cerimónia que a TSF acompanhou ao minuto.
Relacionados
Lembra-se da confusão nos Óscares? É pouco provável que volte a acontecer
Óscares: "Sinceramente pedimos desculpa" pelo erro
Bronca na noite que consagrou "La La Land" como vencedor dos Óscares
A jornalista Cláudia Arsénio resume a noite dos Óscares. Sonorização de Luís Borges
Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram "La La Land" como o Melhor Filme, a equipa da produção esteve em palco a fazer os habituais discursos de agradecimento... até ser interrompida.
O produtor de "La La Land" Jordan Horowitz disse que houve um erro e que era, afinal, "Moonlight" o filme vencedor, gerando aplausos de parte da plateia. O produtor sublinhou que teria orgulho em passar aquela estatueta aos colegas de "Moonlight".
"Quero dizer-vos o que aconteceu. Abri o envelope e dizia 'Emma Stone La La Land', daí ter olhado demoradamente para a Faye. Não estava a tentar ser engraçado", afirmou Beatty, enquanto o anfitrião, Jimmy Kimmel, questionava: "O que é que tu fizeste, Warren?"
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Já em palco, o realizador e argumentista de "Moonlight", Barry Jenkins, reconheceu que nem nos próprios sonhos o prémio poderia ser real: "Que se danem os sonhos, porque isto é real".
"La La Land", que partiu com 14 nomeações, conquistou seis Óscares, incluindo Melhor Realizador para Damien Chazelle, o mais jovem de sempre (32 anos) a vencer nesta categoria. O filme venceu ainda nas categorias de Melhor Atriz para Emma Stone, Direção Artística, Fotografia, Canção e Banda Sonora Original.
"Moonlight" venceu Melhor Argumento Adaptado e Melhor Ator Secundário para Mahershala Ali, para além de Melhor Filme. Três Óscares em oito nomeações.
Manchester by the Sea venceu dois Óscares: Melhor Ator Principal para o favorito - Casey Affleck - e Argumento Original. O Herói de Hacksaw Ridge foi distinguido pela Mistura de Som e Melhor Montagem.
A Disney foi também uma vencedora com três Óscares: Melhor Animação para Zootrópolis, Curta de Animação Piper e Melhores Efeitos Visuais para O Livro da Selva.
Prémios à parte, esta foi, como era esperado, uma cerimónia marcada por mensagens políticas. Uma das mais fortes aconteceu na entrega de Melhor Filme Estrangeiro - O Vendedor. O realizador iraniano Asghar Farhadi não esteve na cerimónia mas enviou uma mensagem forte, criticando a lei que impede a entrada de cidadãos de sete países muçulmanos nos Estados Unidos.
Também o ator mexicano Gael Garcia Bernal afirmou ser contra todo o tipo de muros e o anfitrião Jimmy Kimmel lembrou, no discurso de abertura, que a cerimónia dos Óscares estava a ser vista em mais de 200 países que "agora odeiam" os Estados Unidos.
Falou de notícias falsas e depois mostrou-se preocupado. Donald Trump não escrevia no Twitter há demasiadas horas. Depois fingiu enviar mensagens ao presidente e perguntou "estás acordado?"
Lista de vencedores:
A lista completa de vencedores ficou assim ordenada:
Melhor Filme: Moonlight
Melhor Realizador: Damien Chazelle
Melhor Ator: Casey Affleck
Melhor Atriz: Emma Stone
Melhor Ator Secundário: Mahershala Ali
Melhor Atriz Secundária: Viola Davis
Melhor argumento original: Kenneth Lonergan
Melhor argumento adaptado: Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney, Moonlight
Melhor Filme em Língua Estrangeira: O Vendedor
Melhor Filme de Animação: Zootrópolis
Melhor Documentário: OJ: Made in America
Melhor Documentário (Curta-metragem): The White Helmets
Melhor Filme de Animação (curta-metragem): Piper
Melhor Curta-Metragem em Ação Real: Sing
Melhor Direção Artística: La La Land
Melhor Fotografia: La La Land
Melhor Montagem: O Herói de Hacksaw Ridge
Melhor Banda Sonora Original: La La Land
Melhor Canção Original: City Of Stars, La La Land
Melhor Mistura de Som: O Herói de Hacksaw Ridge
Melhor Montagem de Som: O Primeiro Encontro
Melhores Efeitos Visuais: O Livro da Selva
Melhor Guarda-Roupa: Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los
Melhor Caracterização: Esquadrão Suicida