"Silêncio e Memória" é uma exposição de fotografia, dos lugares de 23 prémios Nobel da Litearatura, no Torreão Poente, Museu de Lisboa, da Praça do Comércio.
Corpo do artigo
Os lugares onde viveram, os sitos preferidos, onde escreveram, são 23 prémios Nobel da Literatura, fotografados por Kim Manresa e textos de Xavi Ayén, o director da Fundação Saramago Sérgio Machado Letria fala nesse trabalho meticuloso apresentado para marcar os 20 anos do Nobel português de Saramago. As fotos do lugares e dos escritores e também as vozes e os ruídos, como a voz de Saramago a ressoar há vinte anos no discurso do Nobel em Estocolmo, no palácio real. O prémio Nobel da Literatura tem a chancela da Suécia e depois de ver as fotografias há também uma ideias a debater sobre alguns desses escritores que têm o prémio lá em casa. Escrevem sobre si mesmos, dos autores da exposição Silêncio e Memória, o silêncio pode conseguir ser extremamente conciso. É nesse silêncio que, ao contemplarmos memóriaia numa imagem, nos encontramos a nos mesmos.
Exposição de fotografia dos lugares de 23 prémios Nobel da Literatura, no Torreão Poente, Museu de Lisboa, da Praça do Comércio, ainda até 24 de fevereiro.